PPGCEM | (92)99162-7751 |

  

           O Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) é oriundo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos da Amazônia (PPGENGRAM), recomendado pela CAPES em 16 de setembro de 2008, iniciando suas atividades em janeiro de 2009, pertencendo então à área de Engenharias III da CAPES. Possuía, entre outros objetivos, estudar novos materiais para aplicações geotécnicas na região amazônica. Porém, com o credenciamento de novos pesquisadores, o foco do PPGENGRAM foi mudando naturalmente, de acordo com as novas linhas de pesquisa que foram surgindo, o que resultou em uma total reestruturação das áreas de concentração e linhas de pesquisa. Ao final da reestruturação, a CAPES aprovou a alteração de nomenclatura de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos da Amazônia (código n.º 12001015035P2) para Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, conforme Parecer CNE/CES Nº 81/2015, do Conselho Nacional de Educação, aprovado em 12 de fevereiro de 2015. A reestruturação ensejou também a mudança de área da CAPES, passando da área de Engenharias III para a área de Materiais a partir de março de 2015.

 

           O PPGCEM, em nível de Mestrado, sob a responsabilidade da Faculdade de Tecnologia e subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas – PROPESP/UFAM, tem por finalidade a formação de recursos humanos destinados à docência e à pesquisa científica e tecnológica na área de Materiais e afins, sendo fortemente caracterizado por sua multidisciplinaridade.

 

         Desde a sua implantação, o PPGCEM vem crescendo e atendendo a uma demanda maior de estudantes que buscam qualificação para atender o mercado crescente de Instituições de Ensino Superior que foram implantadas em Manaus-AM, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino nesta região, antes ministrada por profissionais apenas graduados. Apesar dos esforços empreendidos pelas agências de fomento de se construir na Amazônia um conhecimento competente da região, importante para seu adequado desenvolvimento, ainda é muito pequena a presença de pesquisadores e grupos de pesquisa em comparação com as regiões mais desenvolvidas do país, sendo insuficientes para encontrar as soluções que os problemas impõem. Com a criação dos Campi da UFAM no interior do Estado (municípios de Coari, Parintins, Itacoatiara, Benjamin Constant e Humaitá) incentivada pelo programa de interiorização do MEC, egressos do curso de Mestrado vêm frequentemente sendo contratados por esta Universidade, tornando, ainda maior a importância deste Programa na formação de recursos humanos especializados para o desenvolvimento das atividades de ensino superior com qualidade na Região Norte. No entanto, ressalta-se também a contratação dos egressos como professores efetivos pela Universidade do Estado do Amazonas, onde são oferecidos cursos em diferentes áreas. Outros egressos, porém, têm seguido diretamente para os programas de doutorado no país.

 

           Dessa forma, o PPGCEM pretende contribuir para a formação de profissionais com expertise em Materiais, porém, mantendo priorizando também sua multidisciplinaridade, com pesquisas que visam o desenvolvimento, caracterização e aplicação de materiais, o desenvolvimento de novos materiais, a melhoria do aproveitamento das potencialidades regionais, o oferecimento de respostas plenas para as demandas apresentadas e a colaboração para o desenvolvimento e disseminação da ciência, determinantes para a formação de novos grupos de pesquisa. Atualmente, os docentes e discentes deste programa têm se dedicado imensamente a manter a consolidação do mestrado e almejam a implantação do doutorado, que representará mais uma alternativa para que nossos egressos possam avançar em suas pesquisas, bem como receber discentes de outras Instituições de Ensino Superior do Brasil ou do exterior, podendo avançar também no quesito de internacionalização de nossas pesquisas.

Produzido por :